Como ler o pneu
Para facilitar, usaremos como exemplo o pneu 175/70 R13 Dunlop EC-201.Todas as informações estão na banda lateral(também chamada de seção) do pneu.
175 - É a largura em Milimetros(mm).
70 - É a relação entre a altura e a largura do pneu (também conhecido como perfil).
R - Ao contrario do que muitos pensam, esse R não é a inicial de raio(do pneu), mas indica que ele é radial.
13 - É a medida do Aro em Polegadas.
Geralmente, após estas medidas, encontra-se o indice de carga, dado por um número(que no caso é 82, ou seja, ele suporta até 475kg).E em seguida o código de velocidade, dado por uma letra(que no caso é T, ou seja, a velocidade máxima é de 190).
As tabelas seguem abaixo:
Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg | Código | Kg |
60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 |
250 257 265 272 280 290 300 307 315 325 335 |
71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 |
345 355 365 375 387 400 412 425 437 450 462 |
82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 |
475 487 500 515 530 545 560 580 600 615 630 |
93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 |
650 670 690 710 730 750 775 800 825 850 875 |
104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 |
900 925 950 975 1.000 1.030 1.060 1.090 1.120 1.150 1.180 |
115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 |
1,215 1.250 1.285 1.320 1.360 1.400 1.450 1.500 1.550 1.600 1.650 |
Código | km/h | Código | km/h |
A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 B C D E F G J K |
5 10 15 20 25 30 35 40 50 60 65 70 80 90 100 110 |
L M N P Q R S T U H V Z W (W) Y (Y) |
120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 240 mais de 240 270 mais de 270 300 mais de 300 |
Em seguida encontra-se o DOT(Departament of Transportation), estes são os códigos da fábrica, o tipo de pneu e a data da fabricação(que é dada por uma sequência de quatro números, os dois primeiros a semana, e os outros dois os ano(SS/AA). Pneus têm validade de 5 anos, após o vencimento, a borracha não mais suportará o calor intercalado com frio(no inverno, ou no caso de chuva), esfarelando, ou deformando, no entanto, eles ainda servem como estepe(para rodar curtas distâncias).
Por último vem informações complementares sobre a carga e calibragem(o limite máximo de calibragem que não deve ser excedido).
O TWI(Tread Wear Indicator), ou indicador de desgaste da banda, são pequenos sinais de borracha entre o friso que indicam a hora da troca dos pneus(vale resaltar que é um dos primeiros items que eles avaliam em vistoria).
Três informações importantes também contidas no pneu são: Treadwear, Traction e Temperature. Treadwear é quanto o seu pneu irá render. Vale lembrar que esse número é baseado em testes realizados em pistas de testes do governo. No entanto ao dirigir sua velocidade não é estável, e o tipo de pista difere com as pistas do governo, logo, esse número não será exato. Mas você pode ter certeza que quanto maior o número do Treadwear, mais o seu pneu renderá. Traction é o comportamento do pneu na chuva, e sua capacidade de frenagem em solo molhado, ao contrário do que muitos pensam isto não influencia no comportamento do pneu em curvas(os códigos são, do mais forte ao mais fraco AA, A, B e C). Temperature é a capacidade do pneu de dicipar calor e como ele lida com o acúmulo do calor. O índice só se aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão escrito no manual do carro. A inflação incorreta, excesso de velocidade ou excesso de peso, fará com que o pneu esquente mais depressa, causando seu desgaste prematuro e, possivelmente fazendo com que ele falhe. (os códigos são, do mais forte ao mais fraco A, B e C).
A maioria dos pneus de passeio e camionete/picape no mercado hoje se agrupa em três tipos de banda de rodagem:assimétrico, direcional e simétrico. Sendo que a pouco tempo atrás só existia um tipo, o simétrico. Entenda abaixo a diferença entre elas.
Assimétrico
Modelo mais recente na indústria de pneu. O jeito mais fácil de identificar um pneu assimétrico é olhando na parede do pneu e procurando as palavras: outside/inside, exterior/interior ou extérieur/intérieur, ou algo parecido que indica algum lado específico de montagem.
Outra maneira de identificar, mas não sempre fácil é olhando na banda de rodagem. O desenho de um pneu assimétrico não é igual, se traçarmos uma linha imaginária no meio da banda de rodagem, um lado será diferente do outro.
A razão pela qual há um lado especifico, é que porque a borda que fica para fora é mais reforçada que a de dentro, desse jeito o pneu consegue fazer curvas melhor e sustentar mais o peso e força do veículo. Por essa razão a maioria dos veículos com perfil mais esportivo novos vem equipados de fábrica com pneus assimétricos. O desenho do pneu também faz um excelente trabalho em dispersar água e calor.
Vantagens
- Pista molhada: Bom em superfície molhada.
- Dirigibilidade: Excelente desempenho, especialmente nas curvas.
- Barulho: Baixa emissão de ruído.
Desvantagens:
- Preço: Por ser tecnologia mais nova, ainda é um pouco mais caro, porém o preço esta diminuindo a medida que se torna mais popular.
- Rodízio: Só uma opção de rodízio.
Direcional
Não tão recente no mercado, este pneu pode ser identificado mais facilmente. Se você olhar na banda de rodagem você vai notar que o desenho aponta em uma direção e se você dividir o pneu no meio, ambos os lados são iguais (simétrico). Outro jeito é olhando na parede do pneu e procurado uma flecha ou algum símbolo que indica direção, tem vários tipos de símbolos, e sempre é bem fácil perceber a direção em qual o pneu tem que rodar. O mesmo tem que rodar nesta direção, caso contrário perde suas vantagens. Antes do advento do pneu assimétrico, a maioria dos veículos esportivos vinha original de fabrica com pneu direcional.
Vantagens:
- Pista molhada: Excelente em superfície molhada (melhor dos três tipos).
- Desempenho: Excelente desempenho tanto em superfície seca como em molhada.
Desvantagens:
- Preço: Geralmente mais caro que o pneu simétrico, porem mais em conta que o pneu assimétrico.
- Barulho: Geralmente faz mais barulho que pneu assimétrico e simétrico.
- No Mercado: Geralmente só fabricado para medidas esportivas (perfil baixo).
- Rodízio: Rodízio fica limitado, mesmo que pneu assimétrico.
Simétrico
O desenho mais tradicional, antigo e popular. Ele representa a maioria dos pneus no mercado. De fácil identificação, o desenho da banda de rodagem é todo igual, não tem palavras na parede indicando lado especifico ou direção específica. Outra maneira, mas que não sempre se aplica é imaginar uma linha no meio da banda de rodagem e se ambos os lados são iguais ao inverter, é um pneu simétrico.
Vantagens:
- Ruído: Baixo ruído, porem isso depende da marca e do modelo.
- Rodízio: Várias maneiras de fazer rodízio.
- Durabilidade: Geralmente, mas não sempre o caso, pneu simétrico rende mais.
- Preço: Dos três tipos de pneus apresentados, o simétrico é o mais barato.
Desvantagens:
- Tecnologia: Considerado tecnologia antiga.
- Desempenho: Baixo desempenho em superfície seca, baixa performance especialmente em superfície molhada.